segunda-feira, 2 de maio de 2011

O Evangelho do Dia


Segunda-feira

BEM-AVENTURADOS OS PUROS DE CORAÇÃO


Pecado por pensamento. Adultério.
5. Sabeis o que foi dito aos antigos: "Não cometereis adultério". Eu, porém, vos digo que todo aquele que olhar para uma mulher cobiçando-a, já cometeu adultério no seu coração. (Mateus, 5:27-28)

6. A palavra adultério empregada aqui não deve ser entendida no sentido restrito de sua acepção, mas sim num sentido bem mais amplo. Jesus empregou-a muitas vezes para designar, por extensão, o mal, o pecado e todo e qualquer mau pensamento, como por exemplo nesta passagem: "Pois quem se envergonha de mim e de minhas palavras, diante dessa geração adúltera e pecadora, também o Filho do Homem se envergonhará dele, quando vier acompanhado dos anjos e santos na glória do seu Pai". (Marcos, 8:38)

A verdadeira pureza não está somente nos atos: está no pensamento também, pois quem tem o coração puro nem sequer pensa no mal. É o que Jesus quis dizer ao condenar o pecado, mesmo em pensamento, porque é sinal de impureza.

7. Esse princípio dá margem à seguinte indagação: "Sofremos as consequências de um mau pensamento que não produziu nenhum efeito?" 
Aqui cabe a importante distinção a ser feita. À medida que progride na vida espiritual, a alma que enveredou no mau caminho se esclarece e se despoja, pouco a pouco, de suas imperfeições, conforme a menor ou maior boa vontade empenhada pelo seu livre-arbítrio. Todo mau pensamento é, portanto, resultado da imperfeição da alma. Mas, se ela realmente quiser depurar-se, até mesmo esse mau pensamento torna-se para ela uma oportunidade para progredir, pois o repele energicamente, como se desejasse apagar uma mancha que possui. Dessa forma, não cederá à tentação de satisfazer um mau desejo, e, após ter resistido, se sentirá mais forte e feliz com a própria vitória.

Ao contrário, aquela que não tomou boas resoluções, busca uma ocasião para praticar um mau ato, e, se não conseguir consumá-lo, não é por isso, tão culpada quanto se o tivesse praticado.

Em resumo: na pessoa que não concebe sequer o pensamento do mal, o progresso foi realizado. Em outra, a quem esse pensamento ocorre, mas que o repele, o progresso está em vias de realizar-se. Finalmente, naquela que tem tal pensamento e sente prazer com isso, o mal ainda está no auge de sua força. Numa, o trabalho está feito; noutra, está por fazer. Deus, que é justo, leva em conta todas essas variantes ao avaliar a responsabilidade dos atos e dos pensamentos do homem.

VIDA PLENA

"Nas conquistas espirituais devo exagerar no entusiasmo e no desânimo?"

PRECE

Meu Deus, perdôo meu irmão o mal que fez e o que quis me fazer, com o desejo que me perdoeis e que ele também me perdoe as injustiãs que eu possa ter cometido. Se o colocastes no meu caminho como uma prova, que seja feita a vossa vontade!

Fonte: O Evangelho do Dia - Volume II, Allan Kardec. Editora do Conhecimento, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário