terça-feira, 21 de junho de 2011



John Kotter aconselha: Nunca desanime!


Na quarta e última parte da série de artigos sobre os conceitos do professor da Harvard, você verá como não desistir no meio de um processo de mudança e como projetar as informações.
Nos steps 7 e 8, John Kotter, acadêmico e Doutor em Comportamento Organizacional pela Harvard Business School, fala sobre resistência e articulação das conexões a cultura organizacional. Confira.


Step 7 - Não desanime

1 - Utilize maior credibilidade para mudar sistemas, estruturas e políticas que não se encaixam na visão.
2 – Contrate, promova e desenvolva colaboradores que possam implementar a visão da empresa.
3 – Revigore processos com novos projetos, temas e agentes de mudanças.


Consolide ganhos e produza mais mudanças


Segundo John Kotter, a resistência está sempre à espera nos bastidores para voltar a afirmar-se. “Mesmo que você seja um líder bem sucedido na fase inicial, você poderá lidar com essas resistências. Comemore a vitória das mudanças com os colaboradores e faça uma pausa no trabalho pra este momento.”


Lembre-se que as consequencias de desistir podem ser muito perigosas. Sempre que você desiste antes de um trabalho ser concluído, um momento crítico pode ser perdido e você terá retrabalho. Os novos comportamentos e práticas devem ser conduzidos com a cultura para garantir o sucesso a longo prazo. Uma vez que o processo teve um retrocesso, a reconstrução do movimento será uma tarefa difícil.Se a sua iniciativa de mudança atingir o sucesso, você começará a ver:

• Mais projetos que estão sendo adicionados
• Outras pessoas sendo levadas para ajudar nas mudanças• A liderança sênior focada em dar clareza a uma visão compartilhada e alinhada• Empregados com poderes em todos os níveis para liderar projetos• Redução de interdependências entre as áreas• O esforço constante para manter a urgência em alta• Provas consistentes de que o melhor caminho é o trabalho constante


Um longo caminho

O caminho para consquistar esta liderança da etapa 7 terá um longo caminho. Em vez de declarar vitória e seguir em frente, esses líderes transformacionais irão lançar mais e mais projetos para impulsionar a mudança mais profunda na organização. 
Eles irão também ter o tempo para garantir que todas as novas práticas são firmemente enraizadas na cultura da organização. Os gerentes, por sua natureza, pensam em prazos mais curtos. Cabe aos líderes mudar o curso para o longo prazo. Sem liderança suficiente e consistente, a mudança irá parar, e ter sucesso em um mundo em rápida mutação torna-se altamente problemático. Por isso, nunca desista!


Step 8 - Projete a mudança 


1 – Articule as conexões entre os novos comportamentos e o sucesso organizacional.

2 – Crie maneiras de assegurar o desenvolvimento da liderança e da sucessão.


Ancorando novas oportunidades na Cultura

Novas práticas devem ter raízes profundas, a fim de manter-se firmemente plantadas na cultura. A cultura é formada por normas de comportamento e valores compartilhados.  Essas forças sociais são incrivelmente fortes. Todo indivíduo que se junta a uma organização é doutrinado em sua cultura, em geral, mesmo sem perceber. Sua inércia é mantida pelo grupo ao longo de anos e anos. Mudanças - se consistente ou inconsistente com a velha cultura - são difíceis de enraizar. É por isso que a mudança cultural vem no passo 8 e não na etapa 1. Confira abaixo algumas regras gerais sobre a mudança cultural:

1 – Mudança cultural vem por último, não no começo.
2 – Você deve estar apto a provar que o novo caminho é superior ao velho.
– O sucesso deve ser visível e bem comunidado.
4 – Você vai perder algumas pessoas no processo.
5 - É necessário reforçar novas normas e valores, com incentivos e recompensas - incluindo promoções.
6  - Reforce a cultura de cada novo colaborador.

Veja os Steps 3 e 4 - John Kotter: Uma boa visão pode exigir sacrifícios



Portal HSM

Nenhum comentário:

Postar um comentário