terça-feira, 28 de junho de 2011

Querido Tork


Deixo aqui meus sentimentos por aquele que se foi e deixou um vazio e uma saudade imensa em nossos corações.
Não existe um amigo mais verdadeiro! Não existe companheiro mais fiel!
Acreditou que Deus criou os cães para nos ensinar a amar, perdoar e valorizar a vida.
Para que reflitamos sobre a importância das pequenas coisas; reclamar menos e se doar mais em favor do próximo.
Me impressiona o amor que o Tork nos doou, sempre com tanto carinho e atenção.
Vai ser difícil acordar todas as manhãs e não poder ver esse olhar doce e meigo.
Vai ser difícil chegar em casa à noite e não ser recebida com tanta alegria e saudade.
Que você seja muito mais feliz agora, livre e sem nenhuma dor.
O mais importante não é o que a gente tem, mas sim quem a gente tem nesta vida.
Que Deus te cuide e te guarde sempre feliz, junto aos seus companheiros anjos de quatro patas.
Assim seja.

terça-feira, 21 de junho de 2011



John Kotter aconselha: Nunca desanime!


Na quarta e última parte da série de artigos sobre os conceitos do professor da Harvard, você verá como não desistir no meio de um processo de mudança e como projetar as informações.
Nos steps 7 e 8, John Kotter, acadêmico e Doutor em Comportamento Organizacional pela Harvard Business School, fala sobre resistência e articulação das conexões a cultura organizacional. Confira.


Step 7 - Não desanime

1 - Utilize maior credibilidade para mudar sistemas, estruturas e políticas que não se encaixam na visão.
2 – Contrate, promova e desenvolva colaboradores que possam implementar a visão da empresa.
3 – Revigore processos com novos projetos, temas e agentes de mudanças.


Consolide ganhos e produza mais mudanças


Segundo John Kotter, a resistência está sempre à espera nos bastidores para voltar a afirmar-se. “Mesmo que você seja um líder bem sucedido na fase inicial, você poderá lidar com essas resistências. Comemore a vitória das mudanças com os colaboradores e faça uma pausa no trabalho pra este momento.”


Lembre-se que as consequencias de desistir podem ser muito perigosas. Sempre que você desiste antes de um trabalho ser concluído, um momento crítico pode ser perdido e você terá retrabalho. Os novos comportamentos e práticas devem ser conduzidos com a cultura para garantir o sucesso a longo prazo. Uma vez que o processo teve um retrocesso, a reconstrução do movimento será uma tarefa difícil.Se a sua iniciativa de mudança atingir o sucesso, você começará a ver:

• Mais projetos que estão sendo adicionados
• Outras pessoas sendo levadas para ajudar nas mudanças• A liderança sênior focada em dar clareza a uma visão compartilhada e alinhada• Empregados com poderes em todos os níveis para liderar projetos• Redução de interdependências entre as áreas• O esforço constante para manter a urgência em alta• Provas consistentes de que o melhor caminho é o trabalho constante


Um longo caminho

O caminho para consquistar esta liderança da etapa 7 terá um longo caminho. Em vez de declarar vitória e seguir em frente, esses líderes transformacionais irão lançar mais e mais projetos para impulsionar a mudança mais profunda na organização. 
Eles irão também ter o tempo para garantir que todas as novas práticas são firmemente enraizadas na cultura da organização. Os gerentes, por sua natureza, pensam em prazos mais curtos. Cabe aos líderes mudar o curso para o longo prazo. Sem liderança suficiente e consistente, a mudança irá parar, e ter sucesso em um mundo em rápida mutação torna-se altamente problemático. Por isso, nunca desista!


Step 8 - Projete a mudança 


1 – Articule as conexões entre os novos comportamentos e o sucesso organizacional.

2 – Crie maneiras de assegurar o desenvolvimento da liderança e da sucessão.


Ancorando novas oportunidades na Cultura

Novas práticas devem ter raízes profundas, a fim de manter-se firmemente plantadas na cultura. A cultura é formada por normas de comportamento e valores compartilhados.  Essas forças sociais são incrivelmente fortes. Todo indivíduo que se junta a uma organização é doutrinado em sua cultura, em geral, mesmo sem perceber. Sua inércia é mantida pelo grupo ao longo de anos e anos. Mudanças - se consistente ou inconsistente com a velha cultura - são difíceis de enraizar. É por isso que a mudança cultural vem no passo 8 e não na etapa 1. Confira abaixo algumas regras gerais sobre a mudança cultural:

1 – Mudança cultural vem por último, não no começo.
2 – Você deve estar apto a provar que o novo caminho é superior ao velho.
– O sucesso deve ser visível e bem comunidado.
4 – Você vai perder algumas pessoas no processo.
5 - É necessário reforçar novas normas e valores, com incentivos e recompensas - incluindo promoções.
6  - Reforce a cultura de cada novo colaborador.

Veja os Steps 3 e 4 - John Kotter: Uma boa visão pode exigir sacrifícios



Portal HSM

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Eduardo e Mônica, o filme



VIVO cria videoclipe para "Eduardo e Mônica", de Legião Urbana


Produção idealizada estréia em plataforma digital, mas pode chegar à TV



A mudança de posicionamento da Vivo em 2011, sob a assinatura "Amor, conexão e transformação", inspirou a Africa a criar um filme para uma das músicas mais famosas do Legião Urbana, "Eduardo e Monica”, que até então não contava com um videoclipe próprio.

Com duração de quatro minutos, a peça foi criada para internet e promete ser a produção mais cara deste ano, repetindo o feito de “Pelé 1.284”, criado pela Y&R também para Vivo, em 2010, ano de Copa do Mundo e comemoração dos 70 anos do ex-jogador.


"Esse tipo de investimento mostra o poder da internet. No ano passado, nós aproveitamos a comemoração do Pelé, mas em 2011, achamos que essa história [música] tem tudo a ver com amor, conexão e transformação, por isso que a gente produziu esse conteúdo. É a nossa estratégia: a gente divulga o filme na internet e se ele tiver muito sucesso a gente leva para televisão, que ainda é um meio muito importante no Brasil", conta a diretora de imagem e conteúdo da Vivo, Cristina Duclos.


O filme, produzido pela O2, estréia nesta quarta-feira (8) nas páginas da marca no Facebook e no Youtube, e será veiculado em salas de cinema das capitais brasileiras entre os dias 10 e 16 de junho, na semana do Dia dos Namorados. A versão 2.0 da música contextualiza o cenário atual e como as pessoas utilizam a conexão para se aproximar, através de tablets e celulares.
Renato Russo, compositor e vocalista do Legião Urbana, completaria 50 anos em 2011, e 15 anos de sua morte, além da comemoração dos 25 anos da música.

Para Sérgio Gordilho, presidente da Africa, o filme traduz a importância da data e a criação se fez necessária para o mundo digital. “A internet está sempre procurando grandes ações. Nossa homenagem ao Dia dos Namorados tinha de ser do nível, da altura e do peso que essa música tem”, concluiu.


Assista o vídeo:



terça-feira, 7 de junho de 2011



John Kotter: Capacite pessoas e remova barreiras




Nesta terceira parte da série de quatro artigos, você pode conferir as dicas do especialista para lidar com a capacitação de pessoas. 

Os steps 5 e 6 dos conceitos  de John Kotter, acadêmico e Doutor em Comportamento Organizacional pela Harvard Business School, traz como tema a Capacitação de Pessoas e Barreiras. Veja como desenvolver e vender internamente este conceito.




5º passo:


• Remova os obstáculos à mudança
• Mude sistemas ou estruturas que comprometem seriamente a visão
• Incentive a tomada de riscos e ideias não tradicionais, atividades e ações


Um dos conselhos de Kotter, é retirar possíveis barreiras e liberar as pessoas para fazer o seu melhor trabalho. Para o especialista, “normalmente, a capacitação de colaboradores envolve lidar com quatro obstáculos principais: estruturas, competências, sistemas e supervisores”. A seguir você confere dois destes obstáculos.


Barreiras estruturais:


Muitas vezes, as estruturas internas das empresas funcionam em desacordo com a visão da mudança. Por exemplo, uma organização que afirma querer foco no cliente, pode encontrar seus recursos e estruturas fragmentadas. Da mesma forma, empresas que afirmam querer criar mais capacidade de resposta local, podem apresentar camadas de gestão críticas para decisões regionais.

Em outros casos, existem empresas que afirmam querer aumentar a produtividade e se tornar um produtora de baixo custo, porém possuem enormes grupos de funcionários, procedimentos e programas caros. 


Para Kotter, muitas vezes, é difícil remover esses obstáculos no meio do processo de mudança. “Normalmente, as mudanças mais eficazes podem ocorrer na área de recursos humanos. O realinhamento de incentivos e avaliações de desempenho para refletir a visão da mudança pode ter um efeito profundo sobre a capacidade de realizar esta visão da mudança. Assim como os sistemas de informação de gestão também podem ter um grande impacto sobre o sucesso da implementação de uma visão de mudança”, afirma.


Atualização de informações competitivas e análises de mercado, além de ser rentável, pode ser uma comunicação poderosa e eficaz em toda a empresa. Além disso,  pode fornecer informações necessárias para que as pessoas façam seu trabalho de forma mais eficiente.


Supervisão Problemática 

Outra barreira à mudança efetiva pode ser supervisores problemáticos. Muitas vezes esses gestores têm dezenas de hábitos relacionados entre si que se somam a um estilo de gestão que inibe a mudança.


Eles não podem ativamente minar o esforço, mas eles simplesmente não estão "ligados" para ir junto com o que a mudança requer. Muitas vezes os agentes de mudança se recusam a confrontar essas pessoas.


Às vezes, os gestores vão inventar ou elaborar estratégias de manipulação de tentativa de lidar com estas pessoas. Se feito habilmente isso só atrasa o processo e, se exposto, parece terrível - desprezível, cruel e injusto - e prejudica todo o esforço.
Normalmente, a melhor solução é o diálogo honesto.



6º Passo: Gerando vitórias a curto prazo


• Plano de melhoria de desempenho visível
• Criar as melhorias
• Reconhecer e premiar os funcionários envolvidos com as melhorias


Kotter aconselha a criação de reconhecimento e mérito. Para os líderes, no meio de um esforço de mudança a longo prazo, as vitórias de curto prazo são essenciais. Executar um esforço de mudança sem a atenção para o desempenho de curto prazo é extremamente arriscado.

A coalizão administrativa torna-se uma força crítica na identificação de melhorias significativas do que pode acontecer entre 6 e 18 meses. É preciso fazer com que estas vitórias ajudem a garantir o sucesso da iniciativa de mudança como um todo.

É necessário lembrar, que em qualquer iniciativa de mudança, há um desejo de garantir que os clientes não sejam afetados. No entanto, as vitórias de curto prazo são essenciais. E para garantir o sucesso, a curto prazo, o ganho deve ser visível e inequívoco. As vitórias também devem estar claramente relacionadas com o esforço de mudança. Tais vitórias fornece provas de que os sacrifícios que as pessoas estão fazendo dá resultado.


Isto aumenta o sentido de urgência e o otimismo de quem está fazendo um esforço para mudar. Estas vitórias também servem para premiar os agentes de mudança, fornecendo feedback positivo que reforça o moral e a motivação. 

As vitórias servem também como objetivo prático de contribuir para afinar a visão e as estratégias. A coalizão administrativa recebe informações importantes que permite achar o curso correto.


Confira os últimos passos:

Dia 21 de junho – Steps 7 e 8


Referência bibliográfica: Kotter International.com

Portal HSM

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Tinha suspirado, tinha beijado...





Para começar a semana dos namorados bem romântica!


"... tinha suspirado, tinha beijado o papel devotamente! Era a primeira vez que lhe escreviam aquelas sentimentalidades, e o seu orgulho dilatava-se ao calor amoroso que saía delas, como um corpo ressequido que se estira num banho tépido; sentia um acréscimo de estima por si mesma, e parecia-lhe que entrava enfim numa existência superiormente interessante, onde cada hora tinha o seu encanto diferente, cada passo condizia a um êxtase, e a alma se cobria de um luxo radioso de sensações! 

Ergueu-se de um salto, passou rapidamente um roupão, veio levantar os transparentes da janela... Que linda manhã! Era um daqueles dias do fim de agosto em que o estio faz uma pausa; há prematuramente, no calor e na luz, uma certa tranqüilidade outonal; o sol cai largo, resplandecente, mas pousa de leve; o ar não tem o embaciado canicular, e o azul muito alto reluz com uma nitidez lavada; respira-se mais livremente; e já se não vê na gente que passa o abatimento mole da calma enfraquecedora. Veio-lhe uma alegria: sentia-se ligeira, tinha dormido a noite de um sono são, contínuo, e todas as agitações, as impaciências dos dias passados pareciam ter-se dissipado naquele repouso. Foi-se ver ao espelho"


Da obra O primo Basílio, por Eça de Queiroz
Vídeo [Amor I love you - Tribalistas]

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Tudo é AMOR





Observa, amigo, em como do amor tudo provém e no amor tudo se resume.


Vida – é o Amor existencial.
Razão – é o Amor que pondera.
Estudo – é o Amor que analisa.
Ciência – é o Amor que investiga.
Filosofia – é o Amor que pensa.
Religião – é o Amor que busca Deus.
Verdade – é o Amor que se eterniza.
Ideal – é o Amor que se eleva.
Fé – é o Amor que se transcende.
Esperança – é o Amor que sonha.
Caridade – é o Amor que auxilia.
Fraternidade – é o Amor que se expande.
Sacrifício – é o Amor que se esforça.
Renúncia – é o Amor que se depura.
Simpatia – é o Amor que sorri.
Altruísmo – é o Amor que se engrandece.
Trabalho – é o Amor que constrói.
Indiferença – é o Amor que se esconde.
Desespero – é o Amor que se desgoverna.
Paixão – é o Amor que se desequilibra.
Ciúme – é o Amor que se desvaira.
Egoísmo – é o Amor que se animaliza.
Orgulho – é o Amor que se enlouquece.
Sensualismo – é o Amor que se envenena.
Vaidade – é o Amor que se embriaga.


Finalmente, o ódio, que julgas ser a antítese do Amor, não é senão o
próprio Amor que adoeceu gravemente.


Tudo é Amor.
Não deixes de amar nobremente.


Respeita, no entanto, a pergunta que te faz, a cada instante, a Lei Divina: “COMO?”.


Da Obra “Apostilas da Vida” - Espírito: André Luiz - Médium: Francisco Cândido Xavier.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Definição do grego e do latim para o AMOR



Grego antigo

A linguagem grega distingue diversos sentidos em que a palavra amor é usada. Por exemplo, o grego antigo tem a expressão philiaerosagapestorge e adidasam. No entanto, com o grego como acontece com muitas outras línguas, tem sido historicamente difícil separar os significados das palavras totalmente. Ao mesmo tempo, o grego antigo em textos da Bíblia tem exemplos do verbo agapo sendo utilizado com o mesmo significado que phileo.


Agape (((polytonic | ἀγάπη)) agápē), amor em grego moderno, o termos 'agapo significa eu te amo. A palavra agapo é o verbo I love. Geralmente, refere-se a um puro, ideal tipo de amor ao invés de a atração física sugerida pelo eros. No entanto, existem alguns exemplos de agape usados para significar o mesmo que eros. Ele também foi traduzido como "o amor da alma".

Eros (((polytonic | ἔρως)) érōs) é amor apaixonado, com o desejo sensual e saudades. A palavra grega erota significa amor. Platão refinando sua própria definição. Embora eros seja inicialmente sentida por uma pessoa, com a contemplação torna-se uma apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou mesmo se torne apreciação da beleza própria. Eros ajuda a alma recordar conhecimento de beleza, e contribui para uma compreensão da verdade espiritual. Amantes e filósofos são todos inspirados a procurar pela verdade no eros. Algumas traduções o descrevem como "o amor do corpo".

Philia (((polytonic | φιλία)) philía), um virtuoso desapaixonado amor, era uma conceito desenvolvido por Aristóteles. Inclui lealdade para com seus amigos, familiares e comunidade, e exige força, a igualdade e a familiaridade. Philia é motivada por razões práticas; uma ou de ambas as partes beneficiarem da relação. Também pode significar "o amor da mente".

Storge (((polytonic | στοργή)) storgē) é o afeto natural , como o que se sente de pais para filhos.

Xenia (ξενία xenía), hospitalidade, era uma prática extremamente importante na Grécia antiga. Era uma amizade quase ritualizada formada entre o dono da hospedagem e os seus clientes, que poderiam ser desconhecidos ou não. O acolhimento e a alimentação oferecidos trimestralmente para o hóspede, que era esperado apenas para retribuir com gratidão. A importância deste pode ser visto em toda a mitologia grega, em particular Homero Ilíada Odisseia.


Roma Antiga (latim)


A língua latina tem vários verbos Inglês correspondente à palavra "amor".
Amare é a base para a palavra ao amor, como ela ainda está em italiano hoje. Os romanos utilizaram-lo tanto num sentido afetuoso, bem como em um sentido romântico ou sexual. A partir deste verbo viria amans, um amante, amator, "amante profissional", muitas vezes como acessório a noção amante , amicae, 'namorada', muitas vezes, também a ser aplicada aos eufemisticamente para uma prostituta. O substantivo correspondente é amor, que também é usado no plural para indicar "amores" ou "aventuras sexuais". Esta mesma raiz também produz amicus, 'amigo', e amicitia, 'amizade' (muitas vezes baseada no benefício mútuo, e correspondendo às vezes mais de perto a "dívida" ou "influência"). Cícero escreveu um tratado chamado On Amizade(de Amicitia), que discute a noção com alguma profundidade. Ovídio escreveu um guia para namoro chamado Ars Amatoria (A Arte de Amar), que aborda em profundidade tudo, desde assuntos extramaritais para proteção excessiva dos pais.
Complicando um pouco a imagem, por vezes usa Latina amare no entanto, é muito mais geralmente expressos em latim por placere ou delectare, que são utilizados mais coloquialmente, e o último dos quais é usado com frequência na poesia de amor Catullus.

Diligere muitas vezes tem a noção "de ser afetuoso de", "a estima", e raramente ou nunca é usado de amor romântico. Esta palavra seria adequada para descrever a amizade de dois homens. O substantivo correspondente diligentia, no entanto, tem o sentido de "diligência", "cuidado" e tem pouca sobreposição semântica com o verbo.

Observare é um sinônimo para "diligere"; apesar do cognato com Inglês, este verbo e os seus correspondentes substantiva 'observantia' muitas vezes denotar "estima" ou "afeto".

Caritas é usado em latim nas traduções da Bíblia cristã para significar "amor caritativo". Isto significa, no entanto, que não é encontrada na literatura clássica pagã romana. Como ela nasce de uma outra palavra com uma palavra grega, não há verbo correspondente .